quinta-feira, 14 de julho de 2011

As Máscaras


Vivemos usando ´'máscaras``no dia a dia. São poucas pessoas que nos conhecem realmente como somos. Isso pode não parecer novidade para ninguém, mas ainda surpreende quando reflito sobre.

Pelo pouco que aprendi e entendi sobre Gurdjieff (bem pouco ainda, até porque, quanto mais eu sei, nada sei), devemos deixar nossos ´'egos`` de lado, junto com essas ´'máscaras``(seriam os egos a mesma coisa que as máscaras???). São essas pessoas que irão se destacar, ou seja, quem se destaca, é quem consegue manter sua essência sempre, algo que parece impossível, né?

No caso, se destacar inclui ser espiritualmente e pessoalmente evoluído, é algo muito mais além de excelência profissional, tem a ver com valores, princípios, ética, etc... Ser ótimo profissional e ganhar muito dinheiro não basta, a evolução vem de dentro.

Legal, acho que todo mundo busca a evolução, mas essa é uma forma realmente complexa. Sempre quis achar uma maneira de manter minha essência 100%, mas achava impossível. Afinal, fomos habituados a colocar nossas máscaras desde pequenos, porque temos que agradar, ser gentis e educados sempre. Mal sabemos o quanto faz mal desrespeitar a si mesmo, fazer algo só pra agradar outra pessoa, entre outras coisas.

Aos poucos, estou conseguindo colocar isso em prática. Não é fácil, mas sempre que consigo ser eu mesma, tudo flui melhor. Diversas vezes acabo não sendo tão boazinha (mas também não sou mal-educada), estou mais chata, mas estou me respeitando e por incrível que pareça, as pessoas estão me respeitando mais. Afinal, ninguém mais pisa em mim, porque ninguém deve ser pisado, desrespeitado, não é???


Nenhum comentário: