quinta-feira, 14 de julho de 2011

As Máscaras


Vivemos usando ´'máscaras``no dia a dia. São poucas pessoas que nos conhecem realmente como somos. Isso pode não parecer novidade para ninguém, mas ainda surpreende quando reflito sobre.

Pelo pouco que aprendi e entendi sobre Gurdjieff (bem pouco ainda, até porque, quanto mais eu sei, nada sei), devemos deixar nossos ´'egos`` de lado, junto com essas ´'máscaras``(seriam os egos a mesma coisa que as máscaras???). São essas pessoas que irão se destacar, ou seja, quem se destaca, é quem consegue manter sua essência sempre, algo que parece impossível, né?

No caso, se destacar inclui ser espiritualmente e pessoalmente evoluído, é algo muito mais além de excelência profissional, tem a ver com valores, princípios, ética, etc... Ser ótimo profissional e ganhar muito dinheiro não basta, a evolução vem de dentro.

Legal, acho que todo mundo busca a evolução, mas essa é uma forma realmente complexa. Sempre quis achar uma maneira de manter minha essência 100%, mas achava impossível. Afinal, fomos habituados a colocar nossas máscaras desde pequenos, porque temos que agradar, ser gentis e educados sempre. Mal sabemos o quanto faz mal desrespeitar a si mesmo, fazer algo só pra agradar outra pessoa, entre outras coisas.

Aos poucos, estou conseguindo colocar isso em prática. Não é fácil, mas sempre que consigo ser eu mesma, tudo flui melhor. Diversas vezes acabo não sendo tão boazinha (mas também não sou mal-educada), estou mais chata, mas estou me respeitando e por incrível que pareça, as pessoas estão me respeitando mais. Afinal, ninguém mais pisa em mim, porque ninguém deve ser pisado, desrespeitado, não é???



Após uma conversa com duas amigas do trabalho, ficou martelando em minha mente um dos temas falados: a falta de humildade das pessoas, no português bem claro: gente que se acha!!!

Ó senhor, gostaria de saber porque as pessoas querem tanto tratamento diferenciado por ser mais rico/mais inteligente/bonito ou sei lá o que? Pq???

Somos todos iguais, nascemos e vamos morrer um dia, NINGUÉM é imortal!!! O que difere uns dos outros são as histórias de vida de cada um e TODAS devem ser respeitadas, tanto a da faxineira quanto a do médico fulano de tal, não importa tamanho do ´'bolso``.

A igualdade e valorização de todos seres-humanos deve existir sempre, até porque, se não fosse a faxineira, como iríamos executar bem nosso serviço? Mas não é isso que acontece, e parece que no Brasil isso ocorre muito!

Temos exemplos diversos...muitas pessoas se dizem humildes, etc, mas desmerecem a profissão do outro, exigem tratamento diferenciado só pra mostrar que é melhor que você (melhor em q mesmo? afinal ninguém é igual!), querem ostentar que tem carro x, que gosta só de vinho encorpado e caro, muito caro (por achar que só vinho encorpado é bom-afff, tantos rosés, brancos e tintos pinot noir leves maravilhosos. E quantos vinhos nem tão caros que são bons! :P) e por aí vai.

Gente que se acha porque tem um iphone, porque tem casa não sei onde, porque fala mil línguas, porque fez mil e uma faculdades, etc... Bom pra você que tem essas qualidades, mas guarde-as, pois não interessa pra mim e pra ninguém!

Lógico que tenho minhas ambições, vontades, mas não é pra mostrar pros outros, quero estar e me sentir bem!

Na boa, esse padrão tem que mudar já, porque tá ficando difícil lidar com pessoas dessa estirpe, as pessoas tem que abrir a mente ou vão ficar sozinhas, pois ninguém vai aguentar por muito tempo! :D