terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bilhete único e afins...


Moro aqui em SP há 6 anos e logo eles colocaram o Bilhete Unico, era uma certa novidade na época. Claro que sempre tive o meu, pois uso e sou a favor de usar ônibus e metrô-embora as vezes cansa. Bem, semana passada, depois de anos usando meu bilhete único (estou com esse há 5 anos, era da época que trabalhei na triton), ele deu pau. Fui passar na catraca do metrô, a fila do metrô bem cheia (18h, sente o drama, querido leitor) e só dava um x vermelho e um aguarde... e eu entrando em pânico, tinha acabado de ver o saldo (mais que suficiente), chamei uma pessoa que trabalha no metrô e ele passou o cartão dele e pronto. Cheguei em casa feliz, nem lembrava mais desse caso depois. Até que, no dia seguinte, ao passar novamente na catraca... não consegui. Falaram que eu tinha que ir na SP-trans. Acabei comprando passes de metrô e vim trabalhar. Como era sexta-feira, não tive tempo de ir na SP-trans, final de semana menos ainda (era meu aniversário e tive dupla comemoração-isso vai em outro post). Deixei pra segunda-feira, pós aniversário, dia chuvoso, chato. Liguei na querida SP-trans e por incrível que pareça, encontrei logo um atendente. Fui informada que precisava mesmo ir em um posto da SP-trans e que o único 24h era no Terminal Bandeira. Ótimo, pensei, perto do meu trabalho, é só pegar um ônibus na praça 14 Bis, em 10 minutinhos estou lá. Ahãm...mal imaginava o que viria...

Aproveitei e fui com uma colega de trabalho, que ia pegar o mesmo ônibus. Chegando no ponto de ônibus, um mega trânsito! E claro, ônibus lotados, bombando. Pegamos um e demoramos um certo tempo (pra mim foi meia hora, mas não cronometrei). Estava quase morrendo dentro daquele ônibus, mal conversamos, de tão cansativo...finalmente chegamos no terminal bandeira, Talitta foi ao seu destino e eu fui procurar o posto da SP-trans.

Vejo um lugar com uma fila imensa! Fui perguntar pra um guardinha e era lá que eu tinha que ir. Será que todas aquelas pessoas estavam com o mesmo problema que eu? Ou algo parecido? Essas horas a gente lembra que São Paulo tem muita gente. Vou pra fila, e cada vez mais ela lota. Aí, percebo que a fila divide-se. Na hora, fui ler os murais e ver qual fila que era pra eu ir. Retornei para onde estava (era o lugar correto) e algumas pessoas, que viram meu ato de me informar, começaram a tirar dúvidas comigo. Por um minuto me senti uma guia de informações, só faltava o guichê e um uniforme!

Essa fila demorou horrores! Nunca esperei tanto (acho que só no show da Madonna-fila do ingresso e fila do show)! Fora os barulhos das catracas, das pessoas... teve uma hora que achei que ia desmaiar, pq estava com muita fome (não posso ficar muito tempo sem comer, é uma longa história)...precisava comer, mas olhei pra trás, a fila estava maior ainda e a fome TEVE que esperar!

550 anos depois (muito tempo mesmo!), a fila andou e chegou minha vez. Demorei uns 10 minutinhos, o cartão estava com um problema tipo mal contato (???!!!), mas deu tudo certo, foi tudo resolvido! Deu até um alívio quando saí, momentaneamente esqueci o que ia fazer...mas logo lembrei, e aí fui ao encontro do meu novo amigo de infância (estamos num grude só-rs), o Alex, tomar um café e falar da vida, das filas, mal do Brasil, de tudo...;)

Nenhum comentário: