segunda-feira, 8 de março de 2010

08/03/2010-Feliz Dia Internacional da Mulher!








Mais um dia internacional da mulher. Lembro desta data desde criança. Meu pai sempre dava uma rosa, alguma flor para minha mãe, e para mim também. Não sei se ele ainda faz isto com ela, mas fez por muitos anos.
Nunca dei a real importância para esta data, aliás, para datas em geral. Porém, de uns tempos para cá, estou mais emotiva, não sei, dando uma importância maior para essas coisas, aniversários e tal. Quem é que não gosta de receber um feliz aniversário? É uma coisa tão simples, mas tão gentil, delicada. E vc espera receber isto de uma pessoa querida. Porque é tão gostoso receber mimos, saber que vc é importante. E as vezes, no dia a dia corrido, ou por desleixo mesmo, esquecemos essas coisas. Como disse Danuza Leão em uma de suas crônicas, quando gosta-se de alguém deve falar sempre, demonstrar o quanto gosta, ser sincero. Porque não sabemos o dia de amanhã.
E é disso que mulher gosta. Mulher quer ser paparicada, amada. Quer ouvir elogios, quer que sintam orgulho dela. Quer sentir-se única, a melhor perante seu homem (mesmo que não seja), quer ser querida e que não tenham vergonha dela ou de assumí-la perante outros. Tolo o homem que tem vergonha de assumir algo com uma mulher, que está em um rolo e não decide o que quer, com medo de namorar. Mal sabe a oportunidade que está perdendo. Não só tolo, como crianção, imaturo.
Somos exigentes, pedindo tudo isso? Não acho. Sabe pq? Porque tratamos nossos companheiros (namorados, maridos, casinhos e afins) assim, como se fossem especiais, elogiamos, mimamos, fazemos surpresinhas...muitas vezes colocamos eles em primeiro plano (o que não deve ser feito, mas fazemos!). Na dúvida, é simplesmente retribuir o que fazemos com tanto amor.
Portanto, homens, nesse dia da mulher, pensem nisso. Em demonstrar mais seus sentimentos, em ser leal, decidido, gentil...
Meu desejo para este dia da mulher? Que os homens em geral sejam mais carinhosos, prestem mais atenção nisso e que um dia a violência de todas as formas, violência emocional, doméstica, que tantas mulheres, homens e crianças sofrem, acabe. E o fim de todos os preconceitos.


2 comentários:

Talitta Albuquerque disse...

Engraçado... algo na minha educação machista me diz que pedir carinho, respeito e atenção é "demais". Ando tão desiludida com o sexo masculino que, acredito eu, quanto mais eu pensar que nessa vida só tenho a mim mesma, só dependo de mim mesma, e só posso esperar carinho, atenção e respeito de mim mesma e por mim mesma... melhor estarei! Mas nunca é demais sonhar...

Beijos!

Carol Reis disse...

Ah, esqueci de dizer que mulher também detesta ser tratada como criança. E isso é uma coisa que os homens adoram fazer, querendo mandar. Se eu falo alto, se minha postura está incorreta ou fiz alguma coisa errada, problema MEU! Não é preciso corrgir o tempo todo, pois não somos bonecas de corda. As consequências dos erros, serão apenas minhas. E é errando que se aprende.